
O projeto Arquitetônico
O projeto Arquitetônico
O Projeto Arquitetônico ou Projeto de Arquitetura é uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode ser uma representação gráfica ou escrita, com características autorais e autonomia disciplinar, ou seja, necessariamente precede toda construção.
O projeto é o principal elemento da ação arquitetônica, focando em melhoria na qualidade de vida e funcionalidade do ambiente. Podendo ainda ser aplicado á diferentes tipos de ambientes, como residenciais, comerciais e corporativos.
O Projeto Arquitetônico ou Projeto de Arquitetura é uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode ser uma representação gráfica ou escrita, com características autorais e autonomia disciplinar, ou seja, necessariamente precede toda construção.
O projeto é o principal elemento da ação arquitetônica, focando em melhoria na qualidade de vida e funcionalidade do ambiente. Podendo ainda ser aplicado á diferentes tipos de ambientes, como residenciais, comerciais e corporativos.
Processo Criativo - Projeto Arquitetônico
Processo Criativo - Projeto Arquitetônico
1ª Etapa - Coleta de informações
É o levantamento das seguintes informações do lote essenciais para o início dos trabalhos:
-
Recursos Naturais – posicionamento do lote em relação aos pontos cardeais, o que possibilita o uso da Carta Solar, e Predominância de Ventos, é decisivo e necessário para o desenvolvimento do Layout interno do edifício, Influencia nas questões térmicas, na ventilação e iluminação do mesmo e pode influenciar também nas formas do edifício e escolha de materiais.
-
Desníveis do lote – faz parte dos recursos naturais e também influencia diretamente no layout e estética do edifício.
-
Reconhecimento do Entorno – junto com o levantamento de desníveis do lote, é feito a partir de uma visita ao mesmo, é importante verificar se existem janelas de vizinhos voltadas para o seu terreno, analisar o padrão das construções locais, o quanto elas podem interferir na sua iluminação natural e existência de arvores ou equipamentos públicos no seu passeio, desde postes a tampas de inspeção sanitárias etc.
-
Balizas Legais – É o conjunto de normas técnicas e leis atuantes no lote em questão, definem limites que devem ser respeitados para as aprovações nos órgãos competentes, essas balizas são desde normas de condomínio, código de obras da cidade e até leis estaduais e federais nas quais o lote pode estar sujeito.
Definição do Programa de Necessidades
É o conjunto sistematizado de necessidades para um determinado uso de uma construção. Sua finalidade é a de nortear as decisões a serem tomadas no processo de criação, onde os clientes expõem suas necessidades, expressão seus objetivos, prazos e recursos disponíveis.
2ª Etapa - Estudos preliminares
Consiste em sintetizar a coleta de dados/informações com o Programa de Necessidades supracitado, apresentação de desenhos em plantas com propostas de layout, permite visualizar os espaços de vivencia do edifício e debater, ajustar e alterar sobre cada um deles, são feitos tantos anteprojetos quanto forem
necessários para satisfação do contratante desde que essa seja dotada de bom senso.
3ª Etapa - Maquete Eletrônica
Uma maquete eletrônica, maquete digital ou virtual, é a simulação volumétrica tridimensional de um projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional. É produzida a partir uma modelagem criada pelo arquiteto ou seus projetistas/desenhistas utilizando um software de modelagem e renderização 3D. Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística, caso o intuito seja alcançar um resultado mais artístico.
4ª Etapa - Elaboração do conteúdo que será enviado ao canteiro de obras
Definição de Pontos Hidráulicos, Elétricos e Logica.
Demarcam os principais pontos de iluminação do ambiente, interruptores simples e paralelos orientados a partir dos principais trajetos de fluxo de pessoas, pontos de tomadas de uso comum e específico implantadas a partir dos eletrodomésticos que serão utilizados visando facilidade, pontos de agua em todos os locais necessários e localização de pontos logica, Tv, Telefone, se necessário cabos de rede e som.
Projeto Executivo
Constituído sobre a NBR 6492, são desenhos que tem como objetivo orientar a execução da construção, ele representa a presença efetiva do arquiteto no canteiro obras, deve orientar e responder as duvidas pertinentes aquela construção, é constituído de desenhos em plantas e implantações, cortes esquemáticos e vistas, e quando necessário detalhamentos.
Projeto Estrutural
5ª Etapa - Aprovações ,Certificações e Liberações
Aprovações
Junto à prefeitura Municipal, inclui a elaboração dos documentos, montagem do processo de aprovação, emissão de RRT’s, geração de taxas, todo o acompanhamento e atendimento técnico gerado pela prefeitura referente ao projeto, sendo na forma de “comunique-ses” ou sendo através de outras notificações.
Pelos condomínio é feita pela associação de moradores a partir de análise feita pelo próprio, é necessário o acompanhamento e atendimento técnico.
Certificações (opcional)
Podem ser de diversos âmbitos e são concluídas com adesão a selos de reconhecimento, hoje em dia no Brasil essa é uma atividade voluntária, é possível e comum até os dias de hoje se executar obras apenas com as aprovações supracitadas.
Para saber mais sobre certificações
6ª Etapa - Acompanhamento
Consultoria técnica
Tanto durante a elaboração do projeto quanto na execução de obras, surgem duvidas que solicitam uma atenção extra do profissional, são duvidas de caráter financeiro, muitas vezes executivo ou burocrático, entre outras que naturalmente surgem no decorrer do processo e precisam ser sanadas.
Visitas técnicas
São feita no canteiro de obras nas principais etapas da construção, é feito um levantamento fotográfico e posteriormente um relatório sobre as condições do canteiro, fidelidade da obra ao projeto, cuidados técnicos dos construtores referente à estrutura e segurança do trabalho, medidas, esquadro e cumprimento de normas. O principal objetivo é fiscalizar os elementos que influenciam na estética e integridade física do edifício.